segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Peixe Panga

À uns tempos o A(l)titude deixou aqui um alerta sobre o peixe Panga, ou gato do Vietname.

Preocupada também estava a revista Proteste com as notícias que circulavam na net sobre este peixe estar contaminado com bactérias patogénicas e foi testar 5 marcas de filetes desse peixe vendidas em Portugal.

(imagem não correspondente ao peixe Panga)




Quanto ao veredicto:

Encontramos microrganismos a 30ºC e Listeria monocytogenes, bactéria potencialmente patogénica, na Froxá, Pescanova e Sarovar Pesca, em valores que não ameaçam a saúde pública. Não encontrámos metais pesados nem resíduos de medicamentos anti-infecciosos. Verificamos não haver problemas associados ao seu consumo

Por isso, num país onde pescada, carapau ou sardinha já não são peixe de pobre, pode-se comer peixe gato, mais ou menos à vontade.

22 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Bem eu refiro-me apenas ao peixe comercializado em Portugal. Não em toda a Europa, se em Espanha ou outro país o peixe apresenta um perigo para a saúde eu não sei, actualmente em Portugal não apresenta, Segundo a revista "Proteste", que é uma das revistas mais credíveis em Portugal e como tal eu confio nela.


    Ou em espanhol:

    Bueno quiero decir que sólo los peces comercializados en Portugal. No en Europa, en España o en otro país, el pescado tiene un riesgo para la salud que no sé, en la actualidad no está presente en Portugal, dijo que la revista "protesta", que es uno de la revista de mayor credibilidad en Portugal y como tal confiar en ella.

    Descula mi español y gracias por la advertencia

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. acabei de comer esse peixe panga meu marido que comprou nossa psquisei na net estou comansia tpu mal não quero mais peixe huahua

    ResponderEliminar
  6. marcos antomio duarte3 de abril de 2010 às 15:40

    ola esse peixe e espetacular tem um sabor unico maravilho esse comentario que estam fasendo na net e lob das grandes industrias de pescado do brasil.

    ResponderEliminar
  7. Adilson (Piracicaba-Brazil)3 de abril de 2010 às 18:41

    Aqui no Brasil, esperimentei os filets de peixe panga nesta sexta-feira Santa (02/04/2010), preparei-o com cebolas, batatas cozidas, creme de leite e condimentos. Digo-lhes que gostei tanto do sabor como também da consistencia da carne deste peixe, aqui no Brasil devido ao grande número de rios e nascentes é possivel criar muitas espécies de peixes, inclusive estrangeiros, pois o panga não é natural da América do Sul, por isso não creio que a carne de panga que provei esteja contaminada ou contenha antibioticos.
    Abraços a todos e uma Feliz Pascoa.

    ResponderEliminar
  8. acabei de comer hoje o peixe e espero que daqui de BH e do Brasil não tenha problemas. amei o peixe

    ResponderEliminar
  9. Experimentei o peixe e posso afirmar com toda certeza que é um peixe excelente. Aqui no Brasil ele tem causado bastante dano aos produtores de peixe, por conta de seu preço. No entanto, principalmente a China e outros países asiático tem investindo pesadamente na aquicultura, com pesquisas sérias sobre espécies com potencial econômico, alimentação balanceada conforme a demanda de cada espécie, controle preventivo de epizootias, mercado consumidor, entre outros. No Brasil o pescado cultivado é relativamente caro pelo fato do custo de produção ser caro. Assim, por ex., lotes inteiros de peixes são perdidos por epizootias pelo fato de não se ter tratamento adequado para a cura ou tratamento preventivo, que nos países asiáticos jáforam solucianados a anos. Assim a China investiu muito em pesquisa para estar na liderança da produção de pescado cultivado. Em cada região produtora foram criados institutos de pesquisa que desenvolvem trabalhos de pesquisa sobre todos os aspectos da cadeia produtiva de cada espécie em potencial. Portanto, o Ministério da Pesca deveria, em primeira instância, incentivar e desenvolver a pesquisa sobre o potencial de nossas espécies nativas. Quem sabe criando inclusive universidades regionais dirigidas para o desenvolvimento da piscicultura. Por fim, creio que na questão da piscicultura enfim estamos começando a engatinhar. Espero que o Ministério da Pesca mostre realmente a que veio.

    ResponderEliminar
  10. kardao comprei 20k minha fam. adora bjs.

    ResponderEliminar
  11. Adorei o peixe panda, mas gostaria de ver a cara dele, e não essa palhaçada q fizeram.

    ResponderEliminar
  12. tanto eu como a minha esposa achamos o peixe panga com 1 sabor bem esquesito e se ele e produsido num dos rios mais puluidos do mundo nao vou continuar a comelo

    ResponderEliminar
  13. toma na peida..........passando mau de comer essa budega pqp.arggggg

    ResponderEliminar
  14. COMPREI,FIZEMOS UMA DELICIOSA PEIXADA, FICOU SABOROSA E RECOMENDO.É INDICADO PARA CARDÍACOS, DIABETICOS EPARA FORTALECIMENTO DOS OSSOS E TAMBÉM É AFRODISIACO.MEU IRMÃO DE 82 ANOS,FAZ USO DIÁRIO E SUA ESPOSA ESTÁ GRÁVIDA.PORTANTO BRASILEIROS A ONDA AGORA É PANGA NO E PANGA NO JANTAR.SDS

    ResponderEliminar
  15. adorei esse peixe,gostaria que algum dia alguem tivese a ideia de cultivar aqui no brasil pois esse peixe feito na hora que pescar deve ser maravilhoso

    ResponderEliminar
  16. Gosto muuito da panga.
    Vou ver o que a Proteste disse, pois merece confiança

    ResponderEliminar
  17. Quando utilizamos nosso chamado bom senso e nos atemos aos comentários e matérias jornalísticas, só um desavisado continuaria a comer peixe que vem do Rio Mekong. Relembrando alguns episódios: agente laranja durante a guerra do Vietnã; ausência de saneamento básico; poluição por metais pesados. Pois bem, só com estes "fatos" pode-se imaginar que tal peixe não deva receber o rótulo de "orgânico"...muito me admira que o Brasil, que poderia ser um dos maiores produtores E consumidores mundiais tenha liberado uma importação de qualidade tão duvidosa. Comamos tambaqui, bagre, dourado (de rio, só pra citar alguns exemplos) e todos os peixes deliciosos que se pescam por aqui e na costa chilena. O resto, é resto.

    ResponderEliminar
  18. Com a palavra o Ministerio da Pesca, que apesar dos alertas veiculados nao se manifesta e continua a liberar a importação do produto, que dizem estar contaminado. Gostaria de ver nosso ministro saboreando uma porção do peixe.
    Teria ele coragem, esta lançado o desafio.

    ResponderEliminar
  19. MUITO BOM PEIXE, MS LIBEROU DEPOIS DE VARIOS TESTES TOXICOLOGICOS E NADA CONSTATOU ENTÃO VAMOS COMER PEIXE !!!

    ResponderEliminar