terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Rap VS Poesia



O titulo pode parecer estranho visto o RAP ser Ritmo, Amor e Poesia, mas sempre defendi que muitos Mc´s hoje em dia escrevem poesias que têm nível para daqui a uns anos serem estudadas nas escolas, como grande parte dos Poetas Intemporais. Muita Gente não se acredita, por isso aqui deixo uma amostra de ambos e tirem as vossas conclusões...

Osiris- Amor

"Ando confuso, compus versos que não senti,
A minha vida sou eu versus o mundo mas um eu não senti,
Ou nem sei bem se se trata disso,
Trato do quê? Devia-me tratar mesmo, tratem de mo dizer,
Eu vou escrever até passar a entender o que te move,
Não sei se hei-de amar, porque só amo o que não posso,
Se p'ra ti te dá gozo, eu trato de me censurar,
Tu só me vais desejar no dia em que eu te deixar,"

Mundo-Obsessão


"Um par de dias sem ti é o desespero total
tenho uma estranha obsessão pelo teu lado intelectual
Quando te vejo na mão de outros fico fora de mim
Penso agora é que é,
desta vez vai ser o fim
mas não consigo
podes até me chamar doêntio
esperei por ti dias a fio à chuva e ao frio
cruzei-me contigo,
falaste me ao ouvido,
mas não me falaste das saudades que não tinhas sentido
eu devia ter percebido,
és uma mulher interessante
os homens fazem fila quando cruzas extravagante
eu não tinha meios para te dar a vida que merecias
arranjei um trabalho mas quando chegava tu saias..."

Fernando Pessoa- Tenho tanto sentimento

"Tenho tanto sentimento
Que é frequente persuadir-me
De que sou sentimental,
Mas reconheço, ao medir-me,
Que tudo isso é pensamento,
Que não senti afinal.

Temos, todos que vivemos,
Uma vida que é vivida
E outra vida que é pensada,
E a única vida que temos
É essa que é dividida
Entre a verdadeira e a errada.

Qual porém é a verdadeira
E qual errada, ninguém
Nos saberá explicar;
E vivemos de maneira
Que a vida que a gente tem
É a que tem que pensar. "


Florbela Espanca- Os meus Versos


"Rasga esses versos que eu te fiz, amor!
Deita-os ao nada, ao pó, ao esquecimento,
Que a cinza os cubra, que os arraste o vento,
Que a tempestade os leve aonde for!

Rasga-os na mente, se os souberes de cor,
Que volte ao nada o nada de um momento!
Julguei-me grande pelo sentimento,
E pelo orgulho ainda sou maior!...

Tanto verso já disse o que eu sonhei!
Tantos penaram já o que eu penei!
Asas que passam, todo o mundo as sente...

Rasgas os meus versos... Pobre endoidecida!
Como se um grande amor cá nesta vida
Não fosse o mesmo amor de toda a gente!... "


Poderia colocar aqui várias letras de Hip-Hop, se calhar nem coloquei as mais fortes em termos rimaticos mas eram as que significam mais para mim... Será injusto dizer que a poesia destes "poetas de rua" (osiris e mundo) não está ao acesso de um estudo mais a fundo nas escolas num futuro?

Sem comentários:

Enviar um comentário