terça-feira, 16 de junho de 2009

Peixe-gato:PERIGO PARA A SAÚDE PÚBLICA!!!

" Há pouco tempo descobri um novo peixe, aparentemente perfeito: filetes muito branquinhos, frescos ou congelados, sem espinhas e a bom preço no super... claro que decidi experimentar..."

"A minha primeira impressão do sabor do peixe não foi a melhor, (embora fosse a única a encontrar algo estranho, pois é um sabor muito ténue...)
Hoje voltei a comer, e tal como da primeira vez que provei este peixe voltou a saber, muito ligeiramente a "bolor"/mofo, pelo que durante o almoço construi as seguintes hipóteses para explicar esse sabor ténue: este peixe deve ser de rio e é necrófago..."
Testemunho verdadeiro




O panga ou peixe-gato é um novo tipo de peixe que encontramos sobretudo sobre a forma de filetes, a um preço muito barato(?).O panga é um peixe de cultura intensiva/industrial no Vietname, mais exactamente no delta do rio Mekong e está a invadir o mercado devido ao seu preço.

Eis o que deve saber sobre o Panga:

Os Pangas estão infestados com elevados níveis de venenos e bactérias. (arsénio dos afluentes industriais e tóxicos e perigosos subprodutos do crescente sector industrial, metais contaminantes, bifenilos poli clorados (PCB), o DDT e seus (DDTs), clorato, compostos relacionados (CHLs), hexaclorocicloexano isómeros (HCHs), e hexaclorobenzeno (HCB)).

O rio Mekong é um dos rios mais poluídos do planeta.

Não há nada de natural nos Pangas - Eles são alimentados com peixes mortos restos e ossos de secas e de solo numa farinha, da América do Sul, a mandioca (mandioca) e resíduo de soja e grãos. Obviamente, este tipo de alimentação não sã não tem nada a ver com a alimentação num ambiente natural.

Ela mais não faz do que assemelhar-se ao método de alimentação das vacas loucas (vacas que foram alimentadas com vacas, lembra-se?) A alimentação dos pangas está completamente desregulada.. O panga cresce 4 vezes mais rápido do que na natureza ...

Além disso os pangas são injetados com PEE -alguns cientistas descobriram que se injectassem as fêmeas pangas com as hormonas femininas derivados de desidratado de urina de mulheres grávidas, a fêmea Panga produziria os seus ovos muito rapidamente e em grande quantidade, o que não aconteceria no ambiente natural (uma Panga passa a produzir assim aproximadamente 500.000 ovos de uma vez). Basicamente, são peixes com hormonas injectáveis (produzidas por uma empresa farmacêutica na China) para acelerar o processo de crescimento e reprodução. Isso não pode ser bom.

Ao comprar pangas estamos a colaborar com empresas gigantes sem escrúpulos e gananciosas que não se preocupam com a saúde e o bem-estar dos seres humanos.

Este comercio está a ser aceite por grandes superfícies que os vendem ao público em geral, sabendo que estão a vender produtos contaminadas.

Nota: devido à prodigiosa quantidade de disponibilidade de Pangas, este irá acabar noutros alimentos: surimi (aquelas coisas com pasta de peixe), peixe terrines e, provavelmente, em alguns alimentos para animais. ( cães e gatos!)

Diz-se que comer peixe é bom para a saúde, mas eu já começo a duvidar de tudo!!!!

NÃO AS MULTINACIONAIS QUE INVADEM O MERCADO SEM RESPEITO PELO CLIENTE... DEVERIAMOS VOLTAR AO COMERCIO TRADICIONAL A " DONA AMÉLIA" DA PEIXARIA OU O "SR. ZÉ" DO TALHO EMBORA NÃO CRESCAM NEM CONSIGAM EXPANDIR O NEGOCIO SÃO HONESTOS E RESPEITAM A RELAÇÃO CLIENTE-VENDEDOR!!

9 comentários:

  1. Bem bom este peixe, tens é que fazer um refugadozinho ou por mts condimentos...

    "bifenilos poli clorados (PCB), o DDT e seus (DDTs), clorato, compostos relacionados (CHLs), hexaclorocicloexano isómeros (HCHs), e hexaclorobenzeno (HCB))."

    Isto n é da coca-cola??

    bem vendo assim n sei como é que o peixe é tao barato já que tem que ser alimentado com produtos, se fosse so os ambientais n tinham custos de alimentação...

    Bem bora lá comer umas febrinhas de porco, que eles só se aliementam de tudo o que n comemos(cascas de batatas c produtos, restos do jantar,que por acaso era porco, alimentos estragados que iam para o lixo mas foi para a lavagem do porco pq assim aproveita-se tudo,etc...)

    lembra-te se os peixes n morrem c essa alimentação e pq o estomago deles é como o do porco.
    "A " DONA AMÉLIA" DA PEIXARIA OU O "SR. ZÉ" DO TALHO" tambem devem vender esses produtos...
    e se tu visses como o bacalhau é tratado, as condissoes em que xega(independentemente do preço dele)... tambem o deixavas de comer...

    Vamos ao Mac??

    ResponderEliminar
  2. ya, os porcos comem tudo, sempre fez parte da alimentação deles... desde os tempos mais antigos aos mais modernos eles alimentam se sempre da mesma maneira, são omnivoros como nós... Agora peixes que comem outros peixes mortos já é uma mutação do caralho...
    E a "DONA AMÉLIA" e o "SR. ZÉ DO TALHO" compram ao pescador e ao produtor nacional, na maior parte de estabelecimentos tradicionais os clientes são premiados com produtos frescos nao existindo ainda os congelados...
    Depois do leite "modificado" que vitimou muitos bébes e deixou outros tantos com marcas para a vida lá estão os orientais de novo a mandar "Lixo" para o nosso mercado...
    O bacalhau independentemente das condições que chega é um peixe de aguas frias, profundas e com outra limpeza o que o torna de mais confiança embora possa chegar em más condicões, coisa que estes filetes também devem chegar e para além disso não estamos a comer peixe mas sim uns mutantes artificiais que devem ser pescados, cortados, embalados e transportados numas condições que a imaginação humana ultrapassa e para além disso viviam no Rio mais poluido do Planeta!

    ResponderEliminar
  3. Temos um pais rodeado por mar, uma pais com tradicão pescatória não precisamos de Peixe vietnamita...

    ResponderEliminar
  4. bem talvez em St.Tirso o comercio local seja assim, é bom saber que o "SR. ZÉ DO TALHO" tem uma criação de bovinos e suinos e a "DONA AMÉLIA" vai ao peixeiro comprar peixe em St.Tirso, porque eu vivo numa zona pesqueira e, a menos que vás mesmo aos mercados do peixe, a "DONA AMÉLIA" mesmo na peixaria tem esse peixe congelado( até mesmo a carrinha do peixe, aquela que apita de manha vende peixe congelado quando a pesca é má).

    de qualquer maneira eu já trabalhei na congelação de peixe(sardinha) que muita dela foi para peixarias(fui eu que carreguei as Kangos de algumas dessas peixarias)

    bem qd a minha namorada cá estiver a gente compra um bacalhauzinho( à tua escolha) e dás-me 1 euro por cada lombriga que lá encontrarmos(é por isso que tem k estar a minha namorada ela sabe onde encontralas que já trabalhou mts anos em secas de bacalhau) ;), é que não fazes mesmo a minima ideia da porcaria que lá vem mesmo e não penses que tiram-na(só mesmo a mais visivel)

    já agr kem te diz k esses Pangas não são omnivoros? qt ao leite em pó?(bem até a nossa kerida àgua serra da estrela, por exemplo, já teve k sair do mercado por ter produtos que te queimavam a garganta mas como é comercializado em menos escala não sai das notícias) nao defendendo o comércio do Panga ou do leite em pó nós tambem importamos algumas coisas de qualidade duvidosa( e por isso mais barata) para terras como a Alemanha(essa manda os produtos para trás) ou Japão( mta merdinha podre já foi para lá e até fui eu que fiz as paletes mas n faz mal congelado nem se nota)

    e qt a tradição pescatória, eu conheço famílias que vivem disso e não me parece que o futuro está muito bom para a tradição se manter... a ver vamos qt a isso

    ResponderEliminar
  5. já agr imagina que a tua mãe estava de baixa e só recebe o dinheiro do seguro qd voltar a trabalhar(é um pouco estúpido isto mas é assim mesmo) ganhou smp o ordenado minimo, o teu pai ganha o mesmo ordenado minimo, logo n tens poupanças, como deves calcular eles abençoam esse peixe Panga ou as salsichas "è" de 37cent, que misturado com um arrozinho lhes enche a barriga tanto deles como dos filhos...

    podes não gostar mas se não são esses produtos(mutantes ou não, sobre o ponto de vista científico chama-se evolução genética) no mercado acredita que muita gente passava fominha e olha que mesmo assim conheço gente que no final do mês só come arroz, pão e o que a minuscula horta lhes dá, e não são assim tão poucos nessa situação, basta veres os salários das fábricas onde tanto o papá e a mama trabalham, e já estão contentes por não abrir falência que mais vale pouco que nenhum

    ResponderEliminar
  6. Pois mas esse falso peixe vietnamita nao enche a barriga a ninguem de lá... as familias continuam pobres, o trabalho infantil ganha terreno e as familias continuam a comer arroz que ainda é o bem que vão tendo a custa de uma minoria oportunista que graças a fraca qualidade nos invade o mercado com a unica finalidade.... enriquecer sem se preocupar com as saude das pessoas enquanto a maioria vietnamita trabalha de sol a sol por um "Salario" desumano estes senhores "Papões" vão enriquecendo...
    Quanto ao Peixe aqui em st tirso realmente é fresco (não que eu coma peixe que não sou grande apreciador) sei que muitas das peixeiras começam o seu dia as 4 da manha, de modo a irem a Povoa de Varzim e Vila do Conde comprar o peixe recem chegado da faina... daí não haver peixe ao fim de semana e á semana por vezes não há o peixe X porque a pesca do dia anterior não deu grandes frutos...

    Evolução genetica deixa me com saudades do 12º ano e de biologia... Evolução genetica relativamente á alimentação deixa ainda muitas duvidas a comunidade cientifica não havendo ainda ninguem que garanta que esses alimentos não trazem problemas futuros, que o que parece inofensivo só saberemos se é realmente daqui a muitos anos quando começarem a aparecer os resultados de anos de consumo de "Transgénicos"... Lembro me também de na aula terem sido levantados vários problemas étnicos acerca do "Transgenicos" onde as multinacionais são as que mais lutam para o crescimento dos alimentos geneticamente modificados.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar