sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A Marca do Erro!!!

Durante vinte anos, no periodo de 1860 a 1880, os trabalhadores das minas de carvao dos Estados Unidos foram oprimidos com as desumanas condições de trabalho impostas pelos seus chefes, de maioria descendentes de ingleses e galeses.

Os mineiros, quase todos irlandeses, criaram a Mollie Maguires, uma sociedade secreta que tinha como objectivo reduzir os desmandos dos proprietários das minas de carvão da Pennsylvania.

A Mollie Maguires realizou manifestações e também tumultos, onde morreram cerca de 150 pessoas. Os proprietários das minas resolveram contra-atacar, solicitando os serviços de uma agência de detectives, que colocou um dos seus agentes infiltrado entre os operarios. Logo, esse agente se tornou um dos membros da Mollie Maguires. Com os seus relatos, doze integrantes da sociedade secreta foram condenados á força em 1877.

Entre os condenados estava Alexander Campbell, que jurara ser inocente pelo assassinato de um supervisor de uma das minas. Porém não levaram em conta a sua declaração e foi morto.

Enquanto era arrastado para a cela 17, de onde aguardaria o momento de sua morte, Campbell esfregou a sua mão esquerda no chão e pressionou-a contra a parede, afirmando aos gritos:

- Esta impressão permanecerá aqui para sempre, como prova de minha inocência.

A profecia de Campbell cumpriu-se.
Ainda hoje, pode ser vista a sua impressão palmar crivada na cela onde aguardou, inconformado, a morte.

Nenhum dos vários esforços para retirar a marca teve exito. Em 1930, um xerife recentemente eleito, prometeu retirar a impressão, mandando substituir o pedaço de chão que continha a marca de Campbell por um novo. Na manhã seguinte, o xerife voltou a Cela 17 e a impressão de Campbell encontrava-se novamente na parede. Em 1978, um pintor de paredes entrou ás escondidas e pintou aquele pedaço de chão, mas, para seu espanto, a impressão voltou a ficar visivel na tinta fresca, para mostrar a todos os seus observadores o erro que implicou no sacrificio de uma vida.

Se hoje em dia, todas as vidas inocentes ficassem marcadas eternamente no chão provavelmente, os passeios e estradas de hoje não seriam nada mais nada menos que memoriais funebres... Lenda ou não, Respeito por todas as mortes inocentes fruto da crueldade a falta de "humanidade" do Homem!

1 comentário:

  1. pois eu tambem ando a deixar as minhas mãos marcadas no alcatrão ultimamente, em menos de uma semana já capotei duas vezes de bike, e se por um lado é muito louco dar mortais de bicicleta antes das 8 da manha, as quedas são um pouco duras, mas neste caso não estou inocente, é como a história do cavalo e do cavaleiro, e este cavalo há um ano que me andava a pedir para lhe fazer uma revisão antes de regressar pa guerra, bem lado positivo tenho uma sina completamente nova para as ciganas me lerem ahah

    bem era só pa dizer que deixei um sampler no gmail e já falei com um produtor também, já que as minhas qualidades produtivas não são as melhores

    ResponderEliminar