quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Opiniões..

O rapper francês autor do tema «Tirez Sur Les Keufs» («Atira sobre os chuis», numa tradução livre) está a ser processado pelo Ministro do Interior, Brice Hortefeux. O músico, que dá pelo nome Abdul X, incita à violência contra as autoridades e apela ao crime.

Frases, como «se apontas a um [polícia] mata-o, não falhes» ou «uma bala na sua raça, uma bala na sua cara», estão a gerar polémica.

O vídeo começou a circular na Internet até que o caso foi denunciado pela Extrema Direita Francesa. O rapper já foi ouvido, mas garantiu que a letra da música não reflecte a sua opinião sobre a polícia e que a arma que aparece no vídeo é falsa.



Visto que isto é um Blog Português, apenas baseado em opiniões pessoais, não correndo o risco de processo do governo francês, partilho a minha opinião. Penso que a atitude de Abdul X, apenas reflecte a sua opinião perante as desigualdades e o racismo que as comunidades negras sofrem pela policia no pais.

Na minha opinião, mais grave de o Video de Abdul X, é o video da actuação da policia sobre a comunidade de imigrantes, composta maioritariamente por mulheres e crianças, onde se pode ver uma mulher ser arrastada violentamente pelo chão, tendo o seu filho Bébé as costas, sendo também ele violentamente arrastado pelo chão. Acredito que enquanto existirem imagens de tão grande violencia e cobardia muitos mais Abdul X irão aparecer. A nivel de opinião musical de um amante de rap, penso que está grande musica, aqui em Portugal temos Bófiofobia de Dealema, que entrou para a história do rap Português sem nunca ter existido risco de processo judicial.

Sem comentários:

Enviar um comentário