sexta-feira, 18 de março de 2011

A verdade sobre as pulseiras do equilíbrio (e os crucifixos, pentagramas, etc)

Nunca percebi bem o porquê de se importarem tanto com as pulseiras do equilíbrio, chegando até a multarem as empresas que as comercializam.
Sejamos sinceros, quem acredita, acredita, quem não acredita não acredita e não compre, ou use.
Se eu me sinto mais equilibrado com ela,ou não, é problema meu...
Sim eu sinto-me melhor com ela, assim como muita gente se sente mais segura com um terço no carro, um crucifixo ao peito, ou um pentagrama...
Pode ser psicológico, uma questão de fé, mas sim essa psicologia faz-me sentir melhor, assim como se sente melhor quem acredita em Deus ou em outra coisa qualquer... e ninguém anda a multar, por exemplo, o Vaticano por isso.
A teoria de uma pulseira do equilíbrio não é mais, ou menos absurda que a fé numa religião, mas como os tempos são outros eles tentaram obter credibilidade através de outros princípios.

3 comentários:

  1. Acho que estás a comprar coisas de âmbitos muito diferentes.
    A religião é a necessidade que o ser humano tem em acreditar na continuidade da vida, em não aceitar que esta seja uma passagem efémera. O ser humano necessita da religião para acreditar que a vida tem um significado e ajuda-o a não temer a morte.
    A pulseira do equilibrio é outra necessidade mas de outro âmbito. As pessoas usam a pulseira do equilibrio de maneira a acreditarem que podem melhor determinados as aspectos das suas vidas sem nada terem que fazer... para além de comprar e usar a pulseira.

    Teresa

    ResponderEliminar
  2. Compreendo a tua opinião Teresa,a comparação foi feita num tom de humor, e sem querer ferir susceptibilidades de qualquer tipo ou gerar debates, mas aproveitando uma frase tua:

    "As pessoas usam a pulseira do equilibrio de maneira a acreditarem que podem melhor determinados as aspectos das suas vidas sem nada terem que fazer... para além de comprar e usar a pulseira."

    parece-me um pouco similar ao rezar, mas são só opiniões, não te tirando razão...

    E, bem se a religião serve para não nos ajudar a temer a morte, então, pelo menos no mundo ocidental, está a falhar a olhos vistos...

    e porque a mim parece que a religião tenta-nos ensinar a ter uma vida equilibrada... eu acabei por usar a comparação, que como disse anteriormente foi feita em tom humorístico

    Obrigado pela tua opinião

    ResponderEliminar
  3. Não me ofendes-te nem pouco ou mais ou menos! LOL
    Simplesmente achei a comparação descabida, mas talvez porque a levei a sério demais!

    Não nos vamos alongar a discutir a religião porque é daqueles temas que não tem fim!! Morremos antes de chegarmos os dois à mesma conclusão. Ou de chegar de todo a uma conclusão!!

    teresa

    :)

    ResponderEliminar