sexta-feira, 15 de maio de 2009

Crossdresser vs Travesti


Estava eu à procura dos resultados no outro dia do campeonato de cross que houve em Águeda, já agora parabéns aos portugueses portaram se bem, e dou de caras com um site.

Esse site mostrava a indignação de um(a) travesti porque os crossdressers lhes estavam a roubar os clientes.

Curioso foi ver o que era um crossdresser, de uma maneira geral são pessoas que se vestem com roupas do sexo oposto. Ou seja caso sejam “homens” vestem-se com roupa de mulheres e, desculpem-me a ignorância mas isso não é um travesti?

Se alguem souber a diferença entre o(a)s cdzinhas como o(a) autor(a) do blog se refere, deve ser ofensivo, e o(a)s travestis que diga, estou curioso...

É isso e os metro-sexuais e os homossexuais também ainda não percebi muito bem...

Este post não têm qualquer conteúdo xenófobo, qualquer frase insultuosa não foi proferida com essa intenção.

8 comentários:

  1. Vou tratar o assunto no masculino, pois este é o sexo que mais adere a estas prácticas bem como o que mais choca e é criticado.

    O crossdresser é uma pessoa que tem uma dualidade de personalidade. Gosta de ser homem, tem orgulho e prazer em ser homem embora, por vezes, tenha necessidade de se vestir de mulher, necessidade normalmente associada a algum trauma de infância. Normalmente são heterosexuais, eventualmente até casados e com filhos. Quando contam à esposa ou esta descobre as suas prácticas a relação ou acaba em divórcio ou se transformam não só no marido como na "companheira" de compras e outras actividades tipicamente femininas. No caso de a companheira aceitar as suas prácticas a nivel sexual costumam tranportar para a cama as suas fantasias, isto é, podem vestir lingerie feminina para ter relações com a esposa mas assumem um papel masculino (não permitem qualquer tipo de penetração).

    Os travestis psicológicamente gostam de se sentir como mulheres, costumando descrever-se como "uma mulher aprisionada em corpo de um homem". a maioria consome hormonas femininas e faz operações estéticas à base de silicone para obter traços tipicamente femininos (maças do rosto, nádegas, etc) finalizando em casos extremos com a mudança de sexo (transexualização). São homosexuais e dependendo do desejo que sentem em ser mulher tanto podem ser "activos" como "passivos".

    Apesar de serem termos geralmente usados para descrever um comportamento comum (uso de acessórios, adopção de comportamentos e eventual hormonização femininos) não são a mesma coisa. Um travesti começa por ser um crossdressing mas um crossdressing não resulta necessátiamente num travesti.

    ResponderEliminar
  2. O metrosexual é um individuo heterosexual ou homosexual que se preocupa com a sua aparência estética. Normalmente usam cremes para tudo e mais alguma coisa, escolhem e combinam cuidadosamente a roupa bem como os acessórios.
    O homosexual não tem necessáriamente que ser um metrosexual, embora o normal é que o seja.

    ResponderEliminar
  3. ah, em relação ao conteúdo do texto este não pode ser considerado xenófobo mas sim homofóbico.
    A xenofobia está associada a outras nacionalidades e a homofobia a homosexualidade.
    Não sei se existe algum outro termo para fobias de âmbito de orientaçõe sexuais.

    :)

    ResponderEliminar
  4. Grande explicacao e grandes comentarios:)
    E sempre bom sentir "actividade" num blog que muitos acham adormecido...
    Obrigada!!

    ResponderEliminar
  5. tens razao teresa n e xenofobia, faltava me a palavra e foi a mais perto do que keria dizer k encontrei, penso b k deve ser homofobia tb n sei se existe alguma palavra especifica

    obrigado tb pela explicação

    ResponderEliminar
  6. olá por um acaso vim parar a este blog , sou a Carla e sou Transexual e gostei de ler o que a Amiga Teresa escreveu e vos digo além da palavra Homofobia existe outro termo Ignorancia e para não dizer outros nomes feios , eu sou Portuguesa e sinto muita descriminação no dia a dia , mas na hora do engate já é tudo flôres e lindo , beijokas

    ResponderEliminar
  7. Tens toda a razão, e pior que a ignorância é querer ficar na ignorância.

    Obrigado Carla, espero não a ter ofendido de nenhuma forma pois não era (é) a minha intenção ao fazer o post

    ResponderEliminar
  8. Sou transexual e `s vezes fico um pouco confusa com termos. Acho que cross-dresser significa simplesmente um homem que se veste de mulher em certas ocasiões, mas que possui uma identidade de gênero masculina. Travesti, eu acredito, que seja uma pessoa que veste roupas femininas com uma frequência considerável, saindo às ruas como mulher, mas cuja identidade de gênero varia entre homem e mulher. Acho que se uma travesti se considera completamente mulher por dentro, então ela é, na verdade, transexual.

    ResponderEliminar