sábado, 28 de março de 2009

PItas que... não eram pitas!!!


Quando a nostalgia me faz abrir o baú das recordacoes e olhar para traz rapidamente um misto de confiança e saudade se apoderam do meu ser.

O secundário que para muita gente é uma epoca de revolta e vivem os seus dias pensando na entrada na universidade conseguindo assim abrir a porta do armario e finalmente conhecer o mundo de forma nua e crua. Saudades do secundário, dos dias em que se falta as aulas e se suspira a porta da escola com o parceiro “Fdx, não se faz nada!”, da mitica CX a verdadeira familia que marcou uma epoca dourada, saudades daqueles grandes amigos com quem não estamos á bue mas que continuam a ser donos da minha amizade, aqueles primeiros copos, daqueles cigarros fumados á mitra, aqueles manos de sempre, aquele barrako que o tempo o derrubou, o mitico subchuts sempre a fumegar, daqueles cafés com ameaça de expulsão numa biblioteca municipal perto de nós mas o que me deixa realmente pensativo é a injustiça que todos como eu cometeram a chamar “Pitas” a algumas miudas do nosso secundário.

Uns anos mais tarde, quis o destino que mudasse de ares rumo a Covilhã. Boa cidade, Bom espirito, acolhedora, simpatica, onde encontrei alguem com quem divido lagrimas e partilho sorrissos, onde me trouxe um parceiro para o crime que com amor á camisola lá vamos deitando conteudo puro de alto teor de cultural para a rua, onde me trouxe tambem grandes amigos e grandes pessoas que me mostram outras maneiras de ser e de viver. Foi nesta cidade que percebi o quanto injusto fui em chamar “Pitas” a miudas do meu secundario, não eram pitas não, eram apenas miudas mais novas que lá iam vivendo e fazendo as coisas de maneira diferente da nossa. Verdadeiras pitas são aquelas que tentam viver mais tarde o que não viveram na altura certa... mas isso só saberia anos mais tarde.

“toma lá para não pensares que és esperto!”... È bem feito, lá está a Covilhã a dar-me lições!

5 comentários:

  1. txx...acabei de ver o shawshank redemption e naquela de vir ver o que se passa por aqui dou com isto...
    realmente a vida é engraçada, é nas coisas mais basicas que estão as lições mais importantes, so n o percebe quem não quer, ou quem infelizmente não teve quem lhe mostrasse essas coisas basicas...por vezes a perola vale a dificuldade da abertura da ostra...felizmente sempre e cada vez mais tive quem me mostrasse o que realmente vale a pena...
    vida engraçada esta a nossa...

    ResponderEliminar
  2. Sabes mano, muita coisa pode mudar como é normal. vamos dar muitas vezes com a cabeça na parede, vamos arrependermo-nos muitas vezes mas há uma coisa que irá ficar para sempre, OS AMIGOS! tambem tenho saudades dos nossos tempos juntos no barrako e isso, mas o futuro assim quis que cada um fosse para cada lado. Podemos estar longe fisicamente mas para sempre juntos espiritualmente. Aquele abraço meu irmão!!

    ResponderEliminar
  3. Sem hipotese mesmo... Abraço sentido

    ResponderEliminar
  4. qualquer parecença c a vida real(at+e da imagem) é pura coincidência não é?? xD

    tb tenho saudades de conseguir acordar cedo para ir à escola para...

    ResponderEliminar
  5. Quando entramos na universidade começamos a viver uma vida de "liberdade"... existe entao a liberdade condicionada e a exagerada... Quem manda aos paisinhos dizer "ainda és muito nova para sair", "so sais quando fizeres 18 anos" e depois claro quando chegam a universidade é sempre a curtir e tornam-se pitas tardias... para k tanta protecção porque nao deixar os filhinhos(as) conhecer um pouco do mundo k os rodeia no secundario?
    Assim quando forem para a universidade ja iram praticar a chamada "liberdade" condicionada. mas enfim cada um sabe de si... mas atenção toda a gente tem telhado de vidro por isso nao atirem pedras po telhado dos outros pk um dia irá cair no vosso tambem...

    ResponderEliminar